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AMG - AIR MINAS LINHAS AÉREAS LTDA
"AIR MINAS"
Fundaçãox 27 de Março de 2006 - CNPJ
Código ICAOx AMG
Código IATAx 6M
Callsignx Air Minas
Base Principalx PLU - Belo Horizonte, MG
Sitex
www.airminas.com.br
Pessoas Destacadasx - Clésio Andrade
- Urubatan Helou
Fatos Destacadosx

- Ocupava um hangar ex-Translima, Nordeste e Rio-Sul na Pampulha, hoje da Azul;
- Apenas um avião possuia esquema de pintura próprio;
- Voou efetivamente apenas 4 anos sempre a partir de PLU;
- Após o término das operações, seus aviões ficaram estocados em Campo Grande.

 
A AIR MINAS foi uma empresa aérea mineira, fundada em Belo Horizonte, onde possuia suas base administrativa, operacional e de manutenção. Fundada em 2002 por Clésio Andrade, passou um longo período em fase burocrática até receber em Outubro de 2005 o seu primeiro EMB120 PR-MGE, trazido dos EUA, foi o único avião "padrão" da empresa em termos de identidade visual. A empresa começou a voar em Agosto de 2006 ligando a Pampulha até Guarulhos via Divinópolis e Varginha, logo expandiu seu voo chegando até Cuiabá com escalas em Bauru, Araçatuba e Rondonópolis.

A sorte da empresa mudou ao ser comprada por Urubatan Helou Teixeira, dono da BRASPRESS e com extensa e respeitosa história no mercado logístico brasileiro, a empresa foi reforçada com um par de Brasílias trazidos da Skywest e com uma pintura adaptada desta para uso na empresa mineira, matriculado PR-UHT e PR-TUH, que eram as iniciais do novo dono. Mais um EMB120 chegou, o PT-WKI (que passou longos anos sem operar, preservado pela Rio-Sul após operação pela Capital Taxi Aéreo e TAF). Um quarto Brasília foi recebido, porém sofreu problemas alfandegários e jamais voou pela empresa, foi o PR-MDP, famoso no meio por ser um avião azarado, pois saiu da Air Minas para iniciar uma nova fase da BRAVA (Ex-NHT) e jamais voou, foi para a Piquiatuba e advinhe? Está abandonado em Belém com os títulos desta. Este avião possuia cores básicas da UNITED EXPRESS.

A AIR MINAS ainda trouxe o PR-GDC, com chamativo esquema de cores do seu operador anterior. A empresa concentrava a sua operação em Minas Gerais na fase da BRASPRESS, atuando sobretudo em Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Ipatinga, Valadares e conectando estas até Guarulhos. Porém, sufocada pela TRIP que competia nos mercados com aviões pelo menos com 50% a mais de assentos (30 x 45), a AIR MINAS possuia dificuldades, baixa utilização da frota que passava a maior parte do tempo em seu hangar na Pampulha (após o fim desta, repassado a sua algoz TRIP) e assim em 30 de Maio de 2010, Urubatan decidiu cortar a sangria financeira, suspendeu operações, pagou seus funcionários e vendeu seus aviões, encerrando assim este capítulo da história. Os aviões foram repassados a venezuelana Albatros e a brasileira SETE, enquanto outro foi diretamente para a África.

UPDATE 25NOV23


Registration A/C Type MSN YOM IN OUT From To Remarks
PR-GDC EMB120ER 120150 1989 05.2009 04.2012 N789TX YV2776 Ex.N162CA / Stored 03.20 as YV2776
PR-MDP EMB120ER 120250 1993 08.2008 07.2013 N250YV PR-MDP Never opr by AMG / Stored @ BEL
PR-MGE EMB120ER 120130 1989 10.2005 03.2012 N130G YV2814 Actual YV2814
PR-TUH EMB120RT 120276 1992 04.2007 09.2011 N212SW PR-STI Actual 5Y-SSP
PR-UHT EMB120ER 120280 1993 03.2007 04.2011 N214SW ZS-TAA Actual ZS-TAA
PT-WKI
EMB120RT
120074 1988
05.2007
04.2012 PT-WKI
YV2777
Ex.D-CEMK / N301MC / N336JS.

Registration = Marcas de Nacionalidade or Airline Registration
A/C Type =  Tipo da Aeronave or Aircraft Type
MSN = Número de Série do Fabricante or  Manufacturer Serial Number
YOM = Ano de Fabricação or Year of Manufacture
IN = Ano de entrada or Year delivered
OUT = Ano de saída or Year redelivery
From = Origem da aeronave or previus aircraft operator
To = Destino da aeronave or next fate of aircraft
Remarks = Observações da aeronave or  Remarks about the aircraft

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