| Capa |
Frota BR | Estatísticas | Artigos | Quem Somos |


TAM - TAM LINHAS AÉREAS S/A
"LATAM AIRLINES BRASIL"
Fundaçãox 09 de Julho de 1986 (04.06.1976)
Código ICAOx TAM
Código IATAx JJ (Voos são LA)
Callsignx TAM
Base Principalx CGH - São Paulo (Congonhas), SP
Sitex www.latam.com.br
Pessoas Destacadasx Rolim Adolfo Amaro - Fundador
Luiz Eduardo Falco - VP Anos 90
Jerome Cadier - CEO
Fatos Destacadosx
- Fundada em 1976
- Introdução do Fokker 27 em 1980
- Introdução do Fokker 100 em 1990
- Introdução do Airbus A330 em 1998
- Introdução do Airbus A320 em 2000
- CNPJ atual é o da BR Central de 1986 que usava código JJ.
- Fusão com a LAN do Chile em 2010

A desativação de escalas interioranas ao longo do começo dos anos 70 levou o Governo Militar a buscar soluções e Mário Sampaio, da Multiplan Consultoria desenhou o SITAR - Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional, que basicamente dividia o país em 5 regiões para 5 empresas que voariam o Embraer 110 Bandeirante, recém lançado pela Embraer. Um taxi aéreo surgido em 1961 com o nome de TÁXI AÉREO MARÍLIA, ou simplesmente TAM, entrou para as candidatas do SITAR e com a VASP aportando alguns EMB110C estava formada a TAM Transportes Aéreos Regionais, formalizada em 4 de Junho de 1976. Na presidência um Comandante que se destacaria na história: Rolim Adolfo Amaro.

A TAM tinha base em Congonhas, aeroporto central de São Paulo e o direito de voar para o interior paulista, Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. O negócio era focado totalmente não apenas em ligar o interior à capital e promover conexões com a malha aérea nacional, mas sobretudo na visão de Rolim servir a um incipiente público executivo que seria a base do seu negócio nas próximas décadas. Os anos 80 chegaram e Rolim
reivindicou o direito de expandir sua frota, provando que o Bandeirante não cobria seus custos e um avião maior era necessário - um dos competidores do SITAR já usava FH227 - então a TAM trouxe o Fokker 27, iniciando uma vitoriosa relação com o fabricante holandês. Em 1986 já experiente com o Fokker 27 e o Bandeirante viu uma oportunidade a aquisição da VOTEC e sua concessão, porém, sabiamente, Rolim criou um novo CNPJ, em 9 de Julho de 1986, nascia a Brasil Central com código de voo JJ, enquanto a TAM usava KK. Apesar de independentes, havia sinergia entre TAM e BLC, a empresa então passou a planejar os anos 90, o que incluiria a aquisição dos moderníssimos jatos Fokker 100 recém lançados pela Fokker. No começo de 1990 a TAM chegou a participar do processo de privatização da VASP, porém desistiu as vésperas, focando no "Projeto Revolução".

Setembro de 1990 trouxe o Fokker 100, que seria a cereja do bolo nas intenções da TAM, que já operava alguns horários de ponte aérea com o Fokker 27 e serviço diferenciado, o culto ao cliente era a obsessão da empresa. A década de 90 transformou a TAM de um pequeno player com aviões antigos a uma empresa a ser temida pelos seus competidores e assim foi até começar voos domésticos ponto a ponto com a TAM - Transportes Aéreos Meridionais, que era a continuidade do código JJ. Apesar da grande tragédia em 1996 com a perda do PT-MRK, um Fokker 100 cuja pintura era diferenciada justamente por ser premiada como a melhor aérea regional do mundo, a TAM seguiu seu crescimento verticalizado, anunciou uma mega encomenda em conjunto com a TACA e LAN CHILE para dezenas de Airbus A319/A320 e a TAM em si buscou o A330 para seus voos internacionais, a meta era uma só, ser a número 1 do mercado e ultrapassar a VARIG, o fez, porém logo em seguida uma nova tragédia, perdia o Comandante Rolim, morto em um acidente com o helicóptero Robison R44.

Sem Rolim a empresa continuou a crescer, tentou um code-share com a VARIG visando uma futura fusão, o que não aconteceu, tornou-se a principal empresa aérea do Brasil no doméstico e internacional ao ver a outrora poderosa VARIG sucumbir com seus problemas internos, passou a Star Alliance, retirou o lendário Fokker 100 do qual operou 50 unidades, sendo o segundo maior operador do mundo deste tipo, iniciou um Museu no seu centro de manutenção em São Carlos, interior paulista. Em 2007 mais uma tragédia bateu a porta da companhia, o Airbus A320 PR-MBK efetuando o voo TAM 3054 simplesmente não parou na recém aberta pista de Congonhas e atravessou a pista, voando sobre a Avenida Washigton Luiz e batendo no prédio da própria companhia, morreram 199 pessoas, o pior acidente da aviação Brasileira.

A TAM mudou sua identidade visual pós JJ3054, entre 2007 e 2008 operou um trio de MD11 enquanto aguardava o recebimento de seus Boeing 777-300, quando em 2013 uma novidade, uma holding chamada LATAM AIRLINES concentraria a TAM no Brasil e a LAN no Chile, o que evoluiu posteriormente para o fim da marca TAM, mantendo a razão social e callsign, enquanto o código de voo JJ foi substituido por LA. A nova gestão priorizou por um tempo o Boeing 767-300ER como sucessos dos Airbus A330-200 e hoje com as autorizações compartilhadas entre Brasil e Chile, colocou o Boeing 787-9 como equipamento páreo com o Boeing 777-300 nos serviços a partir da filial Brasileira. Herança da TAM, o Airbus A350 chegou a ser operado por um tempo e posteriormente retirado da frota. Hoje é líder do mercado nacional, com 37,1% de participação no RPK produzido no Brasil. Uma líder que é fruto da persistência de Rolim Amaro, um empresário aviador a frente do seu tempo.
Atualizado 21.07.2024
Registration
A/C Type
YOM
DDO
MSN
Origin
Remarks
PR-MAG
A320-232
06.2002
09.2002
1832
NEW .
PR-MAK
A320-232
06.2002
09.2002
1825
NEW .
PR-MAM
A319-132
09.2002
11.2002
1826
NEW .
PR-MBA
A320-232
03.2006
04.2006
2734
NEW
.
PR-MBF A320-232
09.2006
09.2006
2896
NEW
.
PR-MBG A320-232
03.2001
06.2006
1459
2HD
Ex.D-ALAR / OE-LOR
PR-MBH A320-232
09.2006
10.2006
2904
NEW
.
PR-MBN A319-132
02.2007
02.2007
3032
NEW
.
PR-MBU A319-132
07.2008
07.2008
3588
NEW
.
PR-MBV A319-132
07.2008
07.2008
3595
NEW
.
PR-MBW A319-132
11.2008
11.2008
3710
NEW
Ex.Retrojet CS
PR-MHA
A320-214
10.2006
10.2006
2924
NEW .
PR-MHE A320-214 03.2007
07.2020
3111
NEW Ex.PR-MHE TAM / A4O-OVC
PR-MHF A320-214 07.2007
07.2007
3180
NEW .
PR-MHG A320-214 01.2007
01.2007
3002
NEW .
PR-MHI A320-214 01.2007
01.2021
3035
NEW Ex.PR-MHI TAM / A4O-OVA
PR-MHJ A320-214 02.2007
07.2020
3047
NEW Ex.PR-MHJ TAM / A4O-OVB
PR-MHK A320-214 02.2007
03.2007
3058
NEW .
PR-MHM A320-214 07.2007
08.2007
3211
NEW .
PR-MHP A320-214 09.2007
10.2007
3266
NEW .
PR-MHQ A320-214 10.2007
10.2007
3284
NEW .
PR-MHR A320-214 10.2007
11.2007
3313
NEW .
PR-MHU A320-214 01.2008
02.2008
3391
NEW .
PR-MHW A320-214 09.2008
10.2008
3630
NEW .
PR-MHX A320-214 07.2008
07.2008
3565
NEW .
PR-MHZ A320-214 10.2008
10.2008
3658
NEW
.
PR-MYA
A320-214 10.2008
12.2008
3662
NEW .
PR-MYC A319-112 12.2008
12.2008
3733
NEW .
PR-MYH A320-214 09.2010
10.2010
4441
NEW .
PR-MYI A320-214 09.2010
09.2010
4446
NEW .
PR-MYJ A320-214 09.2010
10.2010
4465
NEW .
PR-MYK A320-214 12.2010
12.2010
4544
NEW .
PR-MYL A319-112 05.2011
06.2011
4734
NEW .
PR-MYM A319-112 06.2011
07.2011
4756
NEW .
PR-MYN A320-214 11.2011
04.2021
4953
NEW Ex.PR-MYN TAM / D-ASEE
PR-MYO A320-214 12.2011
04.2021
4974
NEW Ex.PR-MYO TAM / D-ASEF
PR-MYP A320-214 04.2012
04.2012
5066
NEW .
PR-MYQ A320-214 03.2012
03.2012
5101
NEW .
PR-MYR A320-214 04.2012
04.2012
5107
NEW .
PR-MYT A320-214 05.2012
06.2012
5184
NEW .
PR-MYV A320-214 07.2012
07.2012
5222
NEW .
PR-MYW A320-214 07.2012
08.2012
5240
NEW Ex.PR-MYW TAM / EI-FXO NTU
PR-MYX A320-214 SL
10.2012
10.2012
5342
NEW STD@QSC
PR-MYY A320-214 SL
03.2013
04.2013
5591
NEW .
PR-MYZ A320-214 SL
05.2013
05.2013
5621
NEW
.
PR-TQB
A320-214 08.2011
09.2021
4827
2HD
Ex.A9C-AM
PR-TQC
A320-214 09.2011
10.2021
4860
2HD
Ex.A9C-AO
PR-TYA
A320-214 SL
06.2013
10.2013
5643
NEW
.
PR-TYD
A320-214 SL
08.2013
08.2013
5749
NEW
.
PR-TYF
A320-214 SL
09.2013
09.2013
5752
NEW
.
PR-TYH
A320-214 SL
11.2013
12.2013
5883
NEW
.
PR-TYI
A320-214 SL
05.2014
05.2019
6139
ONE Ex.PR-OCB OceanAir
PR-TYJ A320-214 SL
06.2014
05.2019
6173
ONE Ex.PR-OCD OceanAir
PR-TYK A320-214 SL 03.2015
07.2019
6528
ONE Ex.PR-OCH OceanAir
PR-TYL A320-214 SL 03.2015
05.2019
6536
ONE Ex.PR-OCI OceanAir
PR-TYM A320-214 SL 04.2015
07.2019
6561
ONE Ex.PR-OCM OceanAir
PR-TYN A320-214 SL 05.2015
06.2019
6598
ONE Ex.PR-OCN OceanAir
PR-TYO A320-214 SL 05.2015
06.2019
6634
ONE Ex.PR-OCO OceanAir
PR-TYP A320-214 SL 10.2015
06.2019
6800
ONE Ex.PR-OCT OceanAir
PR-TYQ A320-214 SL 10.2015
06.2019
6806
ONE Ex.PR-OCV OceanAir
PR-TYR A320-214 SL 10.2015
08.2019
6813
ONE Ex.PR-OCW OceanAir
PR-TYS A320-214 SL 07.2015
09.2019
6689
ONE Ex.PR-OCQ OceanAir
PR-TYT A320-214 SL 07.2015
09.2019
6712
ONE Ex.PR-OCR OceanAir
PR-TYU A320-214 SL 11.2015
09.2019
6871
ONE Ex.PR-OCY OceanAir
PR-TYV A320-214 SL
11.2015
12.2019
6876
ONE
Ex.PR-OBB OceanAir
PR-XBA
A320-271N
01.2019
01.2019
8529
NEW
STD@QSC
PR-XBB A320-271N 03.2019
04.2019
8495
NEW STD@QSC
PR-XBC A320-271N 03.2019
04.2019
8596
NEW STD@QSC
PR-XBD A320-271N 04.2019
07.2019
8635
NEW STD@QSC
PR-XBE A320-271N 09.2019
09.2019
9190
NEW STD@QSC
PR-XBF A320-271N 10.2019
12.2019
9324
NEW .
PR-XBG A320-271N 12.2023 12.2023 11725 NEW Brasil Special CS
PR-XBH A320-271N 07.2023 09.2023 11597 NEW .
PR-XBI A320-271N 06.2022
06.2022
10949
NEW .
PR-XBJ A320-271N 12.2022
12.2022
11139
NEW .
PR-XBK A320-271N 11.2022
12.2022
11228
NEW .
PR-XBL A320-271N 12.2022
12.2022
11293
NEW .
PR-XBM A320-271N 05.2023
06.2023
11482
NEW .
PR-XBN A320-271N 06.2023
07.2023
11522
NEW .
PR-XBP A320-271N 10.2023 10.2023 11629 NEW .
PR-XBQ A320-271N 11.2023 12.2023 11803 NEW .
PS-LAA
B787-900
10.2019
08.2021
38483
TFD LAN
Ex.CC-BGO
PS-LBA A321-271NX 09.2023 10.2023 11624 NEW .
PS-LBB A321-271NX 09.2023 10.2023 11531 NEW .
PS-LBC A321-271NX 10.2023 11.2023 11575 NEW .
PS-LBD A321-271NX 05.2024 05.2024 11618 NEW .
PS-LBE A321-271NX 10.2023 11.2023 11630 NEW .
PS-LBF A321-271NX 10.2023 11.2023 11675 NEW .
PS-LBG A321-271NX 11.2023 12.2023 11701 NEW .
PS-LBH A321-271NX 01.2024 03.2024 11730 NEW .
PS-LBI A321-271NX 11.2023 12.2023 11824 NEW .
PS-LBJ A321-271NX 02.2024 03.2024 11723 NEW .
PS-LBK A321-271NX 06.2024 06.2024 11678 NEW .
PS-LBL A321-271NX 05.2024 05.2024 11659 NEW .
PS-LBM A321-271NX 04.2024 05.2024 11949 NEW .
PS-LBN A321-271NX 06.2024 06.2024 11751 NEW .
PT-MUA
B777-300
06.2008
08.2008
37664
NEW .
PT-MUB
B777-300 07.2008
10.2008
37665
NEW .
PT-MUC
B777-300 12.2008
12.2008
37666
NEW .
PT-MUD
B777-300 12.2008
12.2008
37667
NEW .
PT-MUE
B777-300 08.2012
08.2012
38886
NEW .
PT-MUF
B777-300 09.2012
09.2012
38887
NEW .
PT-MUG
B777-300 10.2012
10.2012
38888
NEW STD@QSC
PT-MUH
B777-300 11.2012
11.2012
38889
NEW .
PT-MUI
B777-300 07.2013
07.2013
40589
NEW .
PT-MUJ
B777-300 07.2013
08.2013
40588
NEW
.
PT-MXA
A321-231 08.2007
09.2007
3222
NEW .
PT-MXB A321-231 08.2007
09.2007
3229
NEW .
PT-MXC A321-231 10.2007
11.2007
3294
NEW .
PT-MXD A321-231 01.2009
01.2009
3761
NEW .
PT-MXE A321-231 02.2009
02.2009
3816
NEW .
PT-MXF A321-231 06.2010
07.2010
4352
NEW .
PT-MXG A321-231 06.2010
07.2010
4358
NEW .
PT-MXH A321-231 01.2011
02.2011
4570
NEW .
PT-MXI A321-231
03.2011
04.2011
4662
NEW .
PT-MXJ A321-231 SL 03.2013
03.2013
5528
NEW .
PT-MXL A321-231 SL 01.2014
01.2014
5947
NEW .
PT-MXM A321-231 SL 02.2014
02.2014
5987
NEW .
PT-MXN A321-231 SL 04.2014
05.2014
6097
NEW .
PT-MXO A321-231 SL 05.2014
05.2014
5121
NEW .
PT-MXP
A321-231 SL 06.2014
06.2014
6163
NEW .
PT-MXQ
A321-231 SL
06.2014
06.2014
6165
NEW
.
PT-TMA
A319-132
08.2009
08.2009
4000
NEW
Sticker 4000° Airbus
PT-TMB A319-132 01.2010
02.2010
4163
NEW
.
PT-TMC A319-132 01.2010
02.2010
4171
NEW
.
PT-TMD A319-132 01.2010
03.2010
4192
NEW
Ex.Retrojet 90 CS
PT-TME A319-132 07.2010
07.2010
4389
NEW
LATAM Travel CS
PT-TMG A319-132 06.2011
07.2011
4773
NEW
.
PT-TMI A319-132 12.2012
11.2012
5345
NEW
.
PT-TML A319-132 09.2006
05.2015
2887
TFD LAN
Ex.CC-CPX LAN
PT-TMO A319-132 01.2011
02.2017
4563
TFD LAN
Ex.CC-BCA / HC-CPQ LAN
PT-TMT A319-132 11.2004 05.2022 2321 TFD LAN Ex.CC-CPE
PT-TPA
A319-112
01.2012
04.2022
5005
TFD LAN
Ex.CC-BCE
PT-TPB
A319-112
03.2012
04.2022
5097
TFD LAN
Ex.CC-BCF
PT-XPA
A321-211 SL
12.2014
12.2014
6409
NEW
.
PT-XPB A321-211 SL
12.2014
12.2014
6414
NEW
.
PT-XPC A321-211 SL
05.2015
05.2015
6592
NEW
.
PT-XPD A321-211 SL
05.2015
06.2015
6632
NEW
.
PT-XPE A321-211 SL
06.2015
07.2015
6658
NEW
.
PT-XPF A321-211 SL
07.2015
07.2015
6670
NEW
.
PT-XPG A321-211 SL 07.2015
07.2015
6685
NEW
.
PT-XPH A321-211 SL 08.2015
08.2015
6718
NEW .
PT-XPI A321-211 SL 08.2015
08.2015
6729
NEW .
PT-XPJ A321-211 SL 10.2015
07.2021
6798
NEW .
PT-XPL A321-211 SL 12.2015
09.2021
6895
NEW .
PT-XPM A321-211 SL 01.2016
05.2021
6949
NEW .
PT-XPN A321-211 SL 02.2016
05.2021
7005
NEW .
PT-XPO A321-211 SL 05.2016
05.2016
7098
NEW .
PT-XPQ A321-211 SL
05.2016
07.2021
7081
NEW .
   .
Registration = Marcas de Nacionalidade or Airline Registration
A/C Type =  Tipo da Aeronave or Aircraft Type
YOM = Ano de Fabricação or Year of Manufacture
DDO =  Entrega ao Operador or Date of Delivery to Operator
MSN = Número de Série do Fabricante or  Manufacturer Serial Number
Origin = Origem da aeronave Nova ou 2° mão or New or Second Hand
Remarks = Observações da aeronave or  Remarks about the aircraft
NTU = Não recebido por quem encomendou or Not Taken Up
TFD = Transferido para or Transferred to
2HD = Segunda Mão or Second Hand
NM = Batizado or Named

| CABANGU Aviation | 2024 | Lançado em 20.07.2023 | Diretos Reservados |
Este site é mantido com suporte da