| Capa |
Frota BR | Estatísticas | Artigos | Quem Somos |

META, último timetable Artigo de Alexandre Alves / 04.11.23

Francisco Mesquita foi um empresário e aviador de Roraima, colocou seu estado no mapa das sedes de empresas aéreas regionais no meio dos anos 90. A META - Mesquita Transportes Aéreos era uma pequena empresa aérea regional, cujo ápice foi com a operação de um par de Embraer 120 Brasília (PT-FLY e PT-LXN) e um EMB110P, ex-Nordeste, PT-LNW.

A empresa começou como táxi aéreo em 1991, adotando o perfil de LAS - Linha Aérea Sistemática a partir de 1997 utilizando o PT-LNW para tal, em 1999 chegava o primeiro EMB120 Brasília, o PT-LXN, ex-Rio-Sul, no ano seguinte outro EMB120 chegava a frota, o PT-FLY (curiosamente ex-Rio Sul no começo da carreira).

A empresa atuava a partir de Roirama para o Amazonas, Pará, Amapá e criou um mercado para si envolvendo a Guiana Inglesa, Francesa e o Suriname, nicho importantíssimo para ter receita em dólar. Posteriormente com uma importante reestruturação, a empresa concentrou-se em Belém, atuando fortemente a oeste da capital paraense.

Infelizmente, a META perdeu o seu norte na noite de 12 de Maio de 2011, quando criminosos assassinaram Francisco Mesquita na frente de uma pizzaria em Boa Vista. O crime aparentemente motivado por uma licitação de sua outra empresa a ROTA - Roraima Taxi Aéreo, onde um concorrente então teria encomendado o assassinato do vencedor da licitação. Sem "Chico da META", a empresa perdeu o rumo e restou a Andréia Mesquita, filha do fundador, suspender as atividades, deixando para trás 20 anos de história e serviços a região. Desde então, o par de EMB120 estão abandonados em Boa Vista.


Mapa de rotas da META em Agosto/2011 - GCMAP.com

OS ÚLTIMOS VOOS

A META já enfrentava dificuldades quando do triste desfecho da sua história, apenas um EMB120 voava e a ANAC estava de olho na empresa por conta do número de tripulantes não condizente com a sua operação, foi aí que surgiu a última programação de voos, que o CABANGU AVIATION traz aqui para preservação histórica. Em Agosto de 2011 a programação era a abaixo:

MSQ6442 2-4-6-- EM2 BEL 07:00 08:10 ATM
MSQ6443 2-4-6-- EM2 ATM 08:20 09:30 BEL
MSQ6450 -3----- EM2 BEL 06:00 07:10 MEU 07:20 08:20 ORX 08:30 08:50 STM 09:10 09:45 ITB
MSQ6451 -3----- EM2 ITB 10:00 10:35 STM 10:50 11:10 ORX 11:20 12:20 ATM 12:30 13:40 BEL
MSQ6452 -----S- EM2 BEL 06:00 07:10 ATM 07:20 08:20 ORX 08:30 08:50 ATM 09:10 09:45 ITB
MSQ6453 -----S- EM2 ITB 10:00 10:35 STM 10:50 11:10 ORX 11:20 12:20 ATM 12:30 13:40 BEL
MSQ6480 ---5--- EM2 ITB 17:10 17:45 STM 18:00 18:40 MEU 18:50 20:00 BEL
MSQ6481 ---5--- EM2 BEL 14:00 15:10 MEU 15:20 16:00 STM 16:20 16:55 ITB
MSQ9002 ---5--- EM2 BVB 07:00 08:10 GEO 08:30 10:30 PBM
MSQ9003 --4---- EM2 PBM 15:50 15:50 GEO 16:10 17:20 BVB
MSQ9004 --4---- EM2 BEL 13:00 15:30 PBM
MSQ9005 ---5--- EM2 PBM 10:40 13:10 BEL
MSQ9718 ----6-D EM2 BEL 16:00 17:10 MEU 17:30 18:00 MCP 18:20 19:30 STM
MSQ9719 ----6-D EM2 STM 19:50 21:00 MCP 21:20 21:50 MEU 22:10 23:20 BEL

Em formato de trilho de aeronave, a programação era

SEG - 6442/6443
TER - 6450/6451
QUA - 6442/6443/9004/9003
QUI - 9002/9005/6481/6480
SEX - 6442/6443/9718/9719
SAB - 6452/6453
DOM - 9718/9719


Na sua última fase a META utilizava um esquema de pintura simplista - Foto de João Henrique

Após o encerramento de operações, a empresa viu seu EMB110 PT-LNW ir a leilão, porém não voltou a voar e o par de Brasília foram canibalizados em Boa Vista, restando as fuselagens abandonadas sem motores. Mais um capítulo triste da aviação regional Brasileira!

| CABANGU Aviation | 2023 | Atualizado em 20.07.2023 | Diretos Reservados |
Este site é mantido com suporte da