| Capa |
Frota BR | Estatísticas | Artigos | Quem Somos |

EMBRAER 190 na TRIP Linhas Aéreas Artigo de Alexandre Alves / 02.02.24

AMPLIANDO HORIZONTES

Daquela pequena empresa aérea com 2 Embraer 120 Brasília em 1998, a TRIP deu um salto com a expansão de frota proporcionada pelos ATR72-500 (que serão objeto de outro artigo CABANGU) e dos Embraer 175 (já abordados por aqui). A empresa saiu honrando seu slogan comercial "Mais pontos para o Brasil" e ampliou sua malha de norte a sul, leste a oeste.

Com capilaridade na malha, se fez necessário um avião maior que o Embraer 175 e a escolha foi continuar na família, usando o Embraer 190 de 110 assentos, o que passado os anos gera a curiosidade, por que o 190 e não o 195 que a Azul utilizava então? O fato é que a empresa arregaçou as mangas, efetuou uma compra de 9 Embraer 190 e chegou a operar 12 unidades do jato brasileiro.

A CHEGADA DO EMBRAER 190

No final de 2010 a TRIP começou a se mexer para a incorporação do Embraer 190, inicialmente com aeronaves oriundas da Suiça BABOO, um operador de Embraer 190 e Dash 8-400 com belíssima pintura por sinal. Os Embraer 190 chegaram a empresa em Fevereiro de 2011 e deram ínicio a última expansão vertical da empresa até ser encampada pela Azul em Maio de 2012. O trio de 190 chegaram a TRIP e assumiram trechos importantes da malha desta, naquele Setembro de 2011 já com 4 unidades recebidas diretamente do fabricante (PJM, PJN, PJO, PJP, os Embraer 190 eram responsáveis pelos voos:

TIB5400 23456SD SDU 1135 1235 VIX 1305 1405 BPS
TIB5230 23456S- LDB 0600 0638 VCP 0708 0827 CNF
TIB5231 23456-D CNF 2100 2215 VCP 2245 2359 LDB
TIB5236 23456SD RAO 0700 0753 CNF
TIB5237 23456SD CNF 2115 2215 RAO
TIB5238 23456SD CNF 0909 1105 AJU 1135 1220 MCZ
TIB5239 23456SD MCZ 1620 1700 AJU 1730 1935 CNF
TIB5302 -----S- CNF 0930 1305 MAO
TIB5303 ------D MAO 1630 2007 CNF
TIB5312 23456S- CNF 0905 1127 CKS
TIB5313 23456-- CKS 1800 2024 CNF
TIB5316 23456S- MAO 0120 0320 BEL 0350 0626 SSA
TIB5317 23456S- SSA 0031 0315 BEL 0400 0600 MAO
TIB5342 23456S- CNF 0915 1255 PVH 1325 1425 RBR
TIB5343 23456-D RBR 1455 1550 PVH 1620 1949 CNF
TIB5344 23456-- VIX 2050 2215 IOS 2245 2330 SSA
TIB5345 23456-- SSA 0743 0835 IOS 0905 1020 VIX
TIB5346 23456-- VIX 1844 1945 CNF
TIB5347 23456-- CNF 0853 0955 VIX
TIB5348 23456-D CNF 2052 2235 GYN 2305 0030 PMW
TIB5349 23456S- PMW 0500 0620 GYN 0650 0803 CNF
TIB5356 23456SD FLN 1545 1636 CWB 1709 1834 CNF
TIB5357 23456SD CNF 1218 1352 CWB 1424 1507 FLN
TIB5358 23456-- VIX 2060 1237 BSB
TIB5359 23456-- BSB 1639 1814 VIX
TIB5363 23456-D CNF 1922 2023 VIX
TIB5366 23456-- VIX 1035 1148 CNF
TIB5404 -----S- GRU 1405 1435 VCP
TIB5405 ------D VCP 1140 1215 GRU
TIB5430 23456SD SDU 0720 0824 CNF 0903 1127 REC 1202 1300 FEN
TIB5431 23456SD FEN 1610 1710 REC 1740 2018 CNF 2056 2157 SDU
TIB5436 ------D VIX 2050 2150 BPS 2220 2315 SSA
TIB5437 -----S- SSA 0743 0840 BPS 0910 1008 CNF
TIB5470 23456-D GRU 1830 2050 CGB 2117 2305 PVH 2332 0050 MAO
TIB5471 23456S- MAO 0700 0815 PVH 0845 1025 CGB 1055 1320 GRU
TIB5478 23456-- MCZ 1250 1521 BSB
TIB5479 23456-- BSB 1330 1550 MCZ
TIB5650 ------D GRU 1305 1455 BYO
TIB5651 ------D BYO 1535 1705 GRU
TIB5672 23456SD CNF 2125 2220 MOC
TIB5673 23456SD MOC 0700 0759 CNF
TIB9944 23456S- CKS 1205 1240 MAB 1310 1407 BEL
TIB9945 23456-D BEL 1522 1620 MAB 1650 1730 CKS

A fórmula era bem simples, cada novo 190 ampliava um mercado consolidado pelo 175 ou até mesmo abria a porteira de vez, cada 175 que ficava livre ampliava um mercado do ATR72 ou até mesmo iniciava um novo trilho e por fim a cascata chegava ao ATR72 liberado para ampliar mercados ou retirar um ATR42 de trilho já apertado e finalmente o ATR42 ia para o phaseout ou iniciava um novo desenvolvimento mercadológico. Esse modus operandis perdurou até o 28.05.2012 quando a empresa foi comprada pela Azul e sua estratégia mudou completamente.

ONDE ESTÃO?

CABANGU Aviation foi buscar o destino dos Embraer 190 da TRIP e aqui estão os fatos dos belos aviões nacionais

PP-PJJ - MSN 163 - (02.2011 - 03.2013) Chegou a TRIP em 28.02.2011, havia voado entre 02.05.2008 e Novembro de 2010 pela BABOO como HB-JQE. Pela TRIP atuou até 06.03.2013 quando foi transferido para a Azul e voou nesta com pintura híbrida até ser estocado em Janeiro de 2016. Entregue a BA CityFlyer, regional da British Airways em 23.05.2016 como G-LCYW e aplicado nas rotas em London City. Estocado em Outubro de 2022 foi enregue como SX-PTM para a Marathon Airlines e deste 21.06.2023 voa por esta em favor da Air Serbia.

PP-PJK - MSN 178 - (03.2011 - 06.2014) Chegou a TRIP em 25.03.2011, oriundo da BABOO onde operou entre 02.06.2008 até Novembro de 2010 como HB-JQF. Pela TRIP voou até 06.05.2014 quando foi transferido para a Azul que o operou com pintura hibrida até Janeiro de 2016. Em 11.07.2016 foi entregue para a BA CityFlyer como G-LCYX, estocado por esta em Julho de 2022 passou para a GERMAN AIRWAYS como D-APRI desde 14.11.2022 e assim está nos dias atuais.

PP-PJL - MSN 189 - (04.2011 - 05.2014) Chegou a TRIP em 07.04.2011, oriundo da BABOO, onde era o HB-JQG, ficou na Suiça entre 28.06.2008 até vir para o Brasil. Na TRIP operou até 06.05.2014 quando foi repassado em pintura híbrida para a Azul que operou o jato até Setembro de 2016. Entregue em 22.12.2017 a BA CityFlyer como G-LCYY em 22.12.2017, sendo desativado por esta em Janeiro de 2022 e entregue a GERMAN AIRWAYS como D-AKJC desde 13.06.2022.

PP-PJM - MSN 432 - (05.2011 - 03.2013) Primeiro 190 de fábrica da TRIP, foi o avião do delivery event em SJK, apelidado imediatamente de José Mário pelo JM na matrícula, recebido pela empresa em 06.05.2011 operou até 06.03.2013 quando foi transferido para a Azul e batizado de "Seu Antonio" em homenagem ao pai do José Mário. Prometido por Gianfranco Beting de utilizar a pintura básica da TRIP "para sempre" em respeito ao legado dos Caprioli e da própria TRIP. Entregue em 27.06.2016 para a PGA Portugalia Airlines como CS-TPO e voa como TAP Express até hoje.

PP-PJN - MSN 441 - (07.2011 - 05.2014) Chegou a TRIP em 05.07.2011, foi transferido para a Azul em 06.05.2014 e batizado de Madiba Azul em referência ao falecimento de Nelson Mandela. Voa desde 13.08.2016 como CS-TPP na PGA Portugalia Airlines em favor da TAP Express até hoje.

PP-PJO - MSN 450 - (08.2011 - 03.2013) Chegou a TRIP em 01.08.2011 e operou até 06.03.2013 quando foi transferido para a Azul, que o desativou em Abril de 2016 para entregar em 09.05.2016 para a PGA Portugalia Airlines que o opera até hoje nas cores da TAP Express como CS-TPQ.

PP-PJP - MSN 460 - (08.2011 - 05.2014) Chegou a TRIP em 29.08.2011 e assim permaneceu até 06.05.2014 quando passou para a Azul que o repassou para a PGA Portugalia Airlines em 01.07.2016 como CS-TPR e nesta voa até hoje nas cores da TAP Express.

PP-PJQ - MSN 493 - (10.2011 - 03.2013) Chegou a TRIP em 03.10.2011 e assim permaneceu até 06.03.2013 quando foi transferido para a Azul, foi pintado em cores especiais que remetiam ao uniforme da Seleção Brasileira para a Copa de 2014, com um sticker da BAND e utilizado em ensaios fotográficos e publicidade para a Copa, com o lamentável falecimento do grande narrador esportivo Luciano do Vale, foi batizado de "Brasileiríssimo Luciano do Vale". Em 19.08.2016 passou para a TAP Express como CS-TPS, operado pela PGA Portugalia Airlines. NOTA CABANGU: Um dos batismos mais justos da história.

PP-PJR - MSN 495 - (11.2011 - 05.2014) Chegou a TRIP em 21.11.2011 e assim permaneceu até 06.05.2014 quando passou para a Azul. Desativado por esta em Março de 2016 e preparado até ser entregue a PGA Portugalia Airlines em 27.05.2016 como CS-TPT e nesta voa até hoje nas cores da TAP Express.

PP-PJT - MSN 506 - (12.2011 - 05.2014) Chegou a TRIP em 21.12.2011 e assim permaneceu até 06.05.2014 quando passou para a Azul que operou o jato em cores híbridas até o estocar em Junho de 2016. Desde 13.07.2016 é o CS-TPU da PGA Portugalia Airlines e nesta voa até hoje nas cores da TAP Express.

PP-PJU - MSN 541 - (05.2012 - 05.2014) Chegou a TRIP em 21.05.2012, poucos dias antes da empresa ser vendida para a Azul. Operou na TRIP até 06.05.2014 quando foi repassado a Azul e desativado por esta em Junho de 2016. Está na PGA Portugalia Airlines desde 28.06.2016 como CS-TPV e nesta voa até hoje nas cores da TAP Express.

PP-PJV - MSN 550 - (06.2012 - 05.2014) último avião a sair com cores da TRIP da Embraer, foi entregue em 15.06.2012, quando a empresa já estava vendida para a Azul, foi batizado ainda na operação TRIP de "Daniela Mercury é Azul", transferido para a Azul em 06.05.2014 operou em cores híbridas até tornar-se o CS-TPW em 07.03.2016 e enviado para a PGA Portugalia Airlines e nesta voa até hoje nas cores da TAP Express.

O Embraer 190 consolidou a TRIP como operador regional de presença nacional, sua passagem pela empresa campineira foi breve, afinal em 28.05.2012 a empresa deixou de existir de maneira independente e foi incorporada pela Azul. Sem nenhum acidente ou incidente relevante, o Embraer 190 foi a página final da empresa, uma vez que a chegada do ATR72-600 era continuidade do casamento perfeito entre a TRIP e ATR.

NOTA: A TRIP após ser adquirida pela Azul chegou a operar até Embraer 195 nas cores desta última e sticker "Operado por TRIP", as operações e itens de sua E.O foram transferidos gradativamente para a Azul. A fusão levou um longo período até a completa extinção da empresa paulista, seja como detentora de AOC ou até mesmo empregadora.

| CABANGU Aviation | 2024 | Lançado em 20.07.2023 | Diretos Reservados |
Este site é mantido com suporte da