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EMBRAER 175 na TRIP Linhas Aéreas Artigo de Alexandre Alves / 02.02.24

BREVE RESUMO DA TRIP

A TRIP Linhas Aéreas foi fundada em Março de 1998, fruto do idealismo de José Mário Caprioli, herdeiro da Viação Caprioli, renomada empresa de transporte rodoviário em Campinas, interior paulista. A empresa surgiu com um par de Embraer 120 Brasília oriundos da TOTAL Linhas Aéreas, com as matriculas PP-PTA e PP-PTB. Apesar do nome Transportes Regionais do Interior Paulista, a dupla de aviões nacionais começou a voar entre Natal e Fernando de Noronha. No ano seguinte, optou por incorporar o lendário ATR42-300 PP-PTC, e fez do avião franco italiano a sua espinha dorsal.

Com a falência da TransBrasil em Dezembro de 2001, a TRIP ganhou em 2002 o reforço que mudaria completamente a sua história, Fernando Paes de Barros chegou como consultor e tornou-se o diretor de operações da empresa, trazendo consigo nomes como José Henrique Heins, Ricardo Marouco, Rafaela e Júnior. O time oriundo da colorida imprimiria um crescimento constante a TRIP que logo adicionou mais ATR42 a frota como PP-PTD, PP-PTE, PP-PTF, PP-PTG, PP-PTI, PP-PTJ e PR-TTF, os ATR72-202 PP-PTH e PP-PTK. Com a chegada da ÁGUIA BRANCA, brilhante holding da empresa de ônibus de mesmo nome a sociedade a TRIP encampou ainda em 2008 a TOTAL Linhas Aéreas, trazendo cosnigo os ATR42 PP-ATV, PR-TTE, PR-TTG, PT-MFE, PT-TTL e os 72-210 PR-TTI e PR-TTJ. Com tamanha abrangência nas 5 regiões do país, o caminho de uma aeronave maior que pudesse agregar capilaridade a rede de rotas foi natural e a escolha recaiu sobre o EMBRAER 175, então um moderno projeto do fabricante de São José dos Campos.

A CHEGADA DO JATO

A encomenda revelada no meio de 2008 jogou a TRIP numa bela vitrine, sendo a pioneira da introdução do tipo no Brasil, seriam 5 encomendas firmes. O avião chegou a TRIP e assumiu trechos importantes da malha desta, naquele Outubro de 2009 os Embraer 175 eram responsáveis pelos voos

TIB5400 23456SD SDU 1135 1235 VIX 1305 1405 BPS
TIB5401 23456SD BPS 1455 1555 VIX 1625 1723 SDU
TIB5404 -----S- GRU 1405 1435 VCP
TIB5405 ------D VCP 1727 1800 GRU
TIB5460 23456S- SDU 0657 0820 CWB 0900 0950 LDB 1020 1200 CGB
TIB5461 23456-D CGB 1750 1935 LDB 2005 2050 CWB 2120 2224 SDU
TIB5470 23456-D GRU 1842 2050 CGB 2120 2305 PVH 2335 0050 MAO
TIB5471 23456S- MAO 0700 0815 PVH 0845 1025 CGB 1055 1321 GRU
TIB5480 23456S- SDU 0719 0822 CNF 0852 1010 GYN 1040 1205 CGB
TIB5481 23456-D CGB 1755 1920 GYN 1950 2105 CNF 2135 2228 SDU
TIB5526 23456-- CGH 1250 1420 JPR
TIB5527 23456-- JPR 1540 1710 CGB
TIB5606 23456S- VCP 0700 0750 CWB 0850 1024 SDU
TIB5607 23456-D SDU 1822 1940 CWB 2225 2315 VCP

Logo a frota necessitou de reforços e a empresa assumiu um dos protótipos, matriculando-o como PP-PJD, avião responsável por inaugurar o voo Porto Alegre - Confins - Carajás - Belém - São Luís. Para sustentar o crescimento, vieram 3 unidades da Índia ganhando a matrícula PP-PJG, PP-PJH e PP-PJI, estes seriam os últimos Embraer 175 da empresa paulista, que tomou o caminho do Embraer 190 para expandir sua rede.

Em Maio de 2012 a empresa foi comprada pela Azul e os Embraer 175 sairam de cena, ainda que o PP-PJA tenha utilizado títulos da Azul com uma pintura hibrida, a passagem do Embraer 175 no país foi curta, não chegando a 5 anos de operação. As aeronave atuaram em vários mercados, voos inéditos à época como um MAO - BEL - SSA - CNF e eram exaustivamente utilizados em voos a partir de CNF que era o hub principal da empresa. Em Março de 2012 a operação do Embraer 175 na TRIP consistia da listagem de voos abaixo:

TIB5254 CNF / MAB / BEL
TIB5255 BEL / MAB / CNF
TIB5256 SDU / CNF
TIB5257 CNF / SDU
TIB5257 CNF / SDU
TIB5258 CNF / SDU
TIB5259 SDU / CNF
TIB5262 CNF / PVH / RBR
TIB5263 RBR / PVH / CNF
TIB5263 RBR / PVH / CNF
TIB5264 VCP / CNF
TIB5265 CNF / VCP
TIB5314 CGB / MGF / CWB
TIB5315 CWB / MGF / CGB
TIB5342 CNF / PVH / RBR
TIB5343 RBR / PVH / CNF
TIB5376 FLN / CWB / CNF
TIB5377 CNF / CWB / CNF
TIB5400 SDU / CWB / MGF
TIB5401 MGF / CWB / SDU
TIB5412 CGB / OPS
TIB5413 OPS / CGB
TIB5428 POA / IGU / CGB
TIB5429 CGB / IGU / POA
TIB5480 VIX / CNF / GYN / CGB
TIB5481 CGB / GYN / CNF / VIX
TIB5498 CGB / OPS / AFL
TIB5499 AFL / OPS / CGB
TIB5516 CWB / MGF / ROO / CGB
TIB5517 CGB / ROO / MGF / CWB
TIB5526 CGB / JPR
TIB5527 JPR / CGB
TIB5536 SDU / BPS
TIB5537 BPS / SDU
TIB5546 SDU / CWB / MGF
TIB5547 MGF / CWB / SDU
TIB5606 VCP / CWB
TIB5607 CWB / VCP
TIB5614 CGB / AFL
TIB5615 AFL / CGB
TIB5636 CWB / SDU
TIB5637 SDU / CWB
TIB5670 CNF / BEL / SLZ
TIB5671 SLZ / BEL / CNF
TIB5672 CNF / MOC
TIB5673 MOC / CNF
TIB9944 CGB / JPR
TIB9945 JPR / CGB

ONDE ESTÃO?

CABANGU Aviation foi buscar o destino dos Embraer 175 da TRIP e aqui estão os fatos dos belos aviões nacionais

PP-PJA - MSN 272 - (06.2009 - 07.2013) Chegou a TRIP em 08.06.2009, transferido para a Azul em 26.07.13 com o nome de "Azul dos Pampas" e estocado em Abril de 2014. Entregue oficialmente a Air Canadá Express em 24.11.2015 com a matrícula C-FUJA, onde permanece até hoje.

PP-PJB - MSN 277 - (06.2009 - 03.2013) Chegou a TRIP em 25.06.2009 até ser estocado em Março de 2013. Passou oficialmente a Air Canadá Express como C-FJBO, onde permanece até hoje.

PP-PJC - MSN 287 - (06.2009 - 03.2013) Chegou a TRIP em 25.06.2009, foi o avião da cerimônia de delivery na Embraer, efetuou rasantes em Amarais e na Avenida Brasil sob o comando de Paes de Barros durante o delivery flight SJK - VCP. Transferido para a Azul em 06.03.2013 e estocado por esta em Abril de 2015, passando oficialmente a Air Canadá Express como C-FXJC em 28.10.2015, onde permanece até hoje.

PP-PJD - MSN 017 - (07.2009 - 11.2012) Chegou a TRIP como reforço de frota, não sendo uma encomenda original da empresa, em 10.07.2009, havia voado anteriormente como protótipo na campanha de certificação do modelo como PP-XJG e serviu a Embraer entre 29.05.2003 até 07.12.2006 quando foi entregue a AIR CARAIBES como F-OLFY, até ser repassado em 12.01.2008 para a CIRRUS AIRLINES da Alemanha como D-ALIB e desta para a TRIP. Foi estocado em Novembro de 2012 e entregue oficialmente a AIR LITUANICA em 03.09.2013, esta empresa encerrou operações em 22.05.2015 e o pioneiro jato acabou encontrando o seu destino final o machado em Fevereiro de 2016 quando foi desmontado.

PP-PJE - MSN 291 - (01.2010 - 03.2013) Chegou a TRIP em 01.01.2010, ganhando o distinto apelido de Pajé, em alusão a sua matrícula, operou na empresa paulista até Março de 2013 quando foi estocado. A aeronave foi entregue oficialmente a Air Canadá Express oficialmente em 17.11.2015 coom C-FUJE e nesta permanece até hoje.

PP-PJF - MSN 309 - (05.2010 - 05.2014) Chegou a TRIP em 28.05.2010, sendo o último da encomenda original. Atuou até 06.05.2014 quando foi transferido para a Azul que o estocou em Abril de 2015. Em 11.12.2015 passou para a Air Canadá Express como C-FXJF onde está até hoje.

PP-PJG - MSN 137 - (10.2010 - 01.2013) Chegou a TRIP em 01.10.2010 oriundo da Paramount India como VT-PAE onde voou entre 06.10.2006 até ser estocado em Março de 2010. Pela TRIP atuou até Janeiro de 2013 sendo estocado e entregue em 25.06.2013 para a Aeromexico Connect como XA-ACF, sendo estocado em Janeiro de 2017 como M-ABKS. Passou para a Air Canadá Express em 06.05.2017 como C-FRQM, onde permanece até hoje.

PP-PJH - MSN 147 - (11.2010 - 03.2013) Chegou a TRIP em 14.11.2010, igualmente oriundo da Paramount India como VT-PAF, onde havia voado entre 02.11.2006 até Março de 2010, ganhando a matrícula M-YRGN. Voou na TRIP até ser estocado em Março de 2013, passando em 28.07.2013 para a Aeromexico Connect como XA-GAB, na terra do Chaves voou até Novembro de 2016 quando foi estocado até ser transferido em 11.02.2017 para a Air Canadá Express como C-FRQN.

PP-PJI - MSN 126 - (01.2011 - 01.2013) Chegou a TRIP em 12.01.2011, o último dos indianos, antigo VT-PAD da Paramound India, voou por lá entre 10.08.2006 até ser estocado em Março de 2010. Pelo Brasil atuou até Janeiro de 2013, sendo entregue em 01.06.2013 para a Aeromexico Connect como XA-ACX, estocado por esta em Novembro de 2016 como M-ABKR, foi entregue em 21.03.2017 a Air Canadá Express como C-FRQK.

Como curiosidade, exceto o PP-PJD, todos antigos Embraer 175 da TRIP estão voando na Air Canadá Express, operados pela Jazz Aviation, por alguma razão, os originais TRIP (PJA, PJB, PJC, PJE, PJF) possuem matricula que envolvem as duas últimas letras Brasileiras (PP-PJA virou C-FUJA, PP-PJB virou C-FJBO e assim vai). Até os aviões indianos acabaram parando no Canadá. Somente o PP-PJD teve má sorte e foi desmontado.

O Embraer 175 teve uma bela passagem na TRIP, sem nenhum incidente ou acidente, encantando passageiros e aqueles que trabalharam com este excelente avião regional. Nenhuma outra empresa operou o tipo no Brasil, atualmente a Polícia Federal possui dois Embraer 175 para suas missões, sendo estas células oriundas da Flybe.

NOTA: A TRIP após ser adquirida pela Azul chegou a operar até Embraer 195 nas cores desta última e sticker "Operado por TRIP", as operações e itens de sua E.O foram transferidos gradativamente para a Azul, razão inclusive esta do PP-PJF ter operado até Maio de 2014 sob E.O TRIP. A fusão levou um longo período até a completa extinção da empresa paulista, seja como detentora de AOC ou até mesmo empregadora.

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