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Abaeté, voando na flag carrier da Bahia Artigo de Alexandre Alves / 28.08.23

Em Janeiro de 2002 eu tinha em mente um site chamado "Acarajé Voador", ouvi do saudoso Álvaro Guimarães, então diretor de operações da Abaeté: "Ninguém vai te levar a sério, põe Asas da Bahia!". Nascia ali um laço com a principal empresa "135" da Bahia e no último 18 de Agosto de 2023 pude realizar algo que sempre quis: voar com a Abaeté. Nota, o Asas da Bahia durou quase 10 anos e sempre teve na Abaeté uma casa de portas abertas.

Nascida em 1979 na primeira capital do Brasil, a Abaeté sempre se destacou pela qualidade dos seus serviços, entre 1995-2012 ela possuiu uma subsidiária com um produto muito diferente, era a Abaeté Linhas Aéreas que operava EMB110 Bandeirante entre Salvador, Bom Jesus da Lapa e Guanambi, mas o capítulo encerrado em 2012 não era o final do livro, pois um novo capítulo, dessa vez totalmente reformulado e com os Cessna C208 Caravan aplicados a voos turísticos é um novo plano de voo na flag carrier baiana.

Em uma vibe de linha aérea tropical, os voos entre Salvador e Morro de São Paulo acontecem diariamente com tarifas acessíveis e um ganho de tempo fantástico quando temos do outro lado o caótico transito soteropolitano até o catamarã ou a enorme volta pelo recôncavo até chegar a Valença, resumo: Acesse www.voeabaete.com.br compre sua passagem e vá curtir Morro de São Paulo e seus encantos, ganhe tempo!

Me dirigi na manhã de 18/08 para o Aeroporto Internacional Dois de Julho (não reconheço o nome atual) e fui recebido pela simpática e eficiente Lissa, ladeada pelo jovem Flávio no check-in da empresa, a dupla foi logo reforçada pela carismática Suelen, uma ex-comissária da Avianca Brasil que reencontrou seu caminho na aviação na nossa flag carrier baiana. O trio cuidava dos tramites com simpatia e atenção com os clientes do voo 1406 que decola as 13:00 da primeira capital do Brasil para vencer os 82km que separam esta do paraíso na Costa do Dendê chamado Morro de São Paulo. O processo de check-in é rápido, prático e eficiente, segui para o embarque, aproveitando para fazer fotos em um "janelão" no caminho da sala de embarque.


Lissa, Flávio e Suelen, grande time da Abaeté em SSA.

A esquerda: No monitor side-by-side com as grandes | A direita: O magnífico C208 Caravan sendo embarcado para o SSA/MXQ.


O embarque foi feito via portão remoto, com os clientes sendo direcionados para a aeronave através de um climatizado micro-ônibus. Esta fase então coordenada pela Suelen. Aos pés do meu velho amigo PT-OGS com tapete vermelho, recepcionava os passageiros o COP Vicente, dando as boas vindas a essa experiência de voo subregional com pegada totalmente turística.

Rapidamente os 7 passageiros foram acomodados no valente monomotor norte-americano, o avião mais fantástico da sua categoria, presente na aviação regional Brasileira a bons anos em número expressivo, estamos falando do 6° modelo de aeronave mais utilizado na aviação comercial Brasileira quando este artigo está sendo escrito. Logo o Comandante Mário deu partida na PT6-114 do Sierra e taxiamos para a pista 10 com um ATR72-600 da Azul a nossa frente com destino a Campina Grande, não demorou para o conjunto tripá do Cessna Caravan fazer o seu belo show musical dando vida aos 675 Shp de potência do PT-OGS que alcançou rapidamente o FL060 para o cumprimento dessa etapa, proporcionando uma bela moldura para fotos.
 


Morro de São Paulo a sua esquerda e a direita a bela identidade visual do serviço de linha aérea da Abaeté.


Em 20 minutos Morro de São Paulo desenhava-se nas janelas do PT-OGS, direcionado para pouso pelo Comandante Mário e o Copiloto Vicente, ambos com excelente nível de profissionalismo demonstrado durante toda a etapa. Após o pouso, os passageiros aplaudiram quando Vicente anunciou o "bem-vindos a Morro de São Paulo", concluindo ali o ABJ1406. A aeronave foi rapidamente preparada para o retorno a capital baiana como ABJ1407, enquanto aproveitei para realizar algumas fotografias que irão fazer parte do livro "Asas da Bahia - A história da aviação comercial baiana".
 

Embarcamos novamente e o PT-OGS decolou, sem dúvida alguma decolar de MXQ proporciona um visual incrível, que certamente deve deixar seus visitantes com profundo desejo de retornar a bela Costa do Dendê, importante citar que a própria Abaeté voa semanalmente para Barra Grande, mais ao sul de MXQ.

O retorno estava belíssimo, até o Controle Salvador nos colocar em órbita devido ao alto tráfego na capital baiana naquele momento, no entanto esse processo não afetou a pontualidade do voo que pousou conforme horário publicado. Pousamos na 10, podendo observar durante o nosso táxi a presença de um ATR72 da VOEPASS em processo de embarque, trata-se da outra empresa regional que atua no mercado local. Concluímos as orientações da torre Salvador e o Comandante Mário cortou o motor do PT-OGS, encerrando assim o ABJ1407 entre MXQ e SSA.

A Abaeté está com  um produto excelente, honrando a posição de flag carrier deste imenso estado que já teve outras aéreas como a Viação Aérea Bahiana, Transportes Aéreos Salvador e a Nordeste Linhas Aéreas, mas a bola da vez de representar a Bahia com qualidade é da Abaeté, aliás representar com qualidade a Abaeté faz desde 1979, saudações a Jorge Mello e Milton Tosto, duas lendas da aviação local, cuja criação agora é tocada por seus filhos Guilherme e Tiago com maestria.


Comandante Mário na final da pista 10 de Salvador.


Agradecimentos a Romulo Oliseski, Tiago Tosto e Luiz Neto pelo suporte nessa jornada!

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